Seu cão está gordinho? Saiba porque ele precisa emagrecer!

“Que gordinho mais fofo!” Quantas vezes já não ouvimos esta frase?

O problema é que a obesidade é uma doença grave, que diminui a qualidade e a expectativa de vida do cão (cães obesos vivem dois anos a menos que cães com peso corpóreo ideal).

Em 2014, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos indicou que 52,7% dos cães estavam acima do peso. No Brasil também existem muitos cães obesos.

A obesidade ocorre quando o cão come uma quantidade de alimento maior do que necessita, e neste caso, o excesso de calorias é automaticamente estocado no corpo na forma de gordura.

Um cão é considerado obeso quando seu peso corpóreo estiver 15% acima (ou mais) em relação ao seu peso ideal. Por exemplo, um cão com peso corpóreo ideal de 10kg pesando 11,5kg já é considerado obeso.

Tal problema também aumenta os riscos a outras doenças, tais como diabetes mellitus, doenças cardíacas e distúrbios respiratórios, doenças de pele e distúrbios do trato urinário.

Por esse motivo é muito importante controlar o peso do seu cão.
O tratamento é realizado utilizando dietas com restrição calórica. É preciso seguir as recomendações nutricionais prescritas pelo médico veterinário (reeducação alimentar) além de um programa de exercícios físicos (caminhadas curtas, em horários com temperatura mais amena, respeitando o limite de cada paciente).

As visitas periódicas ao médico veterinário são indispensáveis, para que o emagrecimento seja conduzido com total segurança à saúde do cão.

Em resumo, se o seu peludo estiver gordinho, ele necessita começar uma dieta para ter uma vida mais saudável. Consulte sempre um médico veterinário.

Aqui no hospital Alpri Vet temos uma equipe que pode te orientar, avaliar e tratar seu cãozinho para melhorar a saúde e deixá-lo no peso ideal! 

Alessandra M. Vargas é médica veterinária graduada pela FMVZ/USP, possui mestrado pela USP e atua na área de endocrinologia e metabologia de cães e gatos.

Fale Com Nossa Equipe